top of page
Buscar
  • Foto do escritorRádio Music In The Air

Cuidados com a Saúde Vocal

Atualizado: 13 de jun. de 2022

Para você preservar a saúde da sua voz, ainda mais se você usa ela para cantar, algumas dicas são importantes para não forçar e até mesmo machucar o seu trato vocal. Alguns detalhes simples podem proporcionar o relaxamento e o melhor preparo para o uso da voz:


Aquecimento e esfriamento da voz - É imprescindível que você prepare a sua voz aquecendo antes de começar a cantar. Assim como o atleta aquece seu corpo para a atividade esportiva o mesmo acontece com a voz, precisamos preparar sua voz para um período de esforço e assim conseguir executar duas canções com uma voz consistente em todo o período. Os exercícios vocais devem se adequar a qualquer idade, timbre e nível de experiência. Uma boa forma de aquecimento é o relaxamento dos músculos faciais - deixe a boca entreaberta sem tensionar a musculatura da mandíbula deixando-os relaxados e soprando através dos lábios. Coloque a língua para fora da boca e estique o máximo que puder, massageie as maçãs do rosto com a boca aberta respirando pela boca, não se importe com os sons, o objetivo aqui é o relaxamento da face.

Agora comece a emitir barulhos com a boca fechada, assoprando o ar para fora da boca vibrando os lábios como roncos suaves. faça repetições até sentir que seu rosto, boca estão se soltando, tente fazer um movimento suave da língua dentro da boca em sentido circular percorrendo todo o perímetro da boca, só então passe para o aquecimento cantando notas musicais. Esse processo pode levar de 15 a 30 minutos, mas vale a pena.

Depois do uso da sua voz, seja para uma apresentação, audição ou show providencia um tempo para o esfriamento da voz, isso pode ser feito eficazmente com bocejos e suspiros em notas descendentes liberando a tensão trazendo para os níveis normais da fala, dedique de e à 10 minutos para esse momento de esfriamento.


Hidratação - É importante hidratar a voz com água fresca, não gelada. Mantenha sempre uma garrafa de água para fazer a hidratação constantemente. Quando o seu ambiente possui o ar muito seco, considere umidificar o ar, pois o ar seco desgasta sua voz com maior facilidade.


Descanso vocal - Reserve um tempo para o descanso, sem falar, resmungar ou qualquer outra atividade que exija da sua voz.


Tabaco e Alcool - Modere a ingestão desses produtos que são prejudiciais ao desempenho da sua voz.


Respiração e técnica vocal - Considere um treinador vocal para a sua voz que irá orientar sobre como usar a respiração em benefício da voz e as técnicas para deixar sua performance vocal o mais confortável possível.


Com dor, não cante. Insistir em cantar com dor de garganta ou outra dor ou desconforto no trato vocal pode trazer complicações e um tratamento muito mais longo para reabilitar sua voz. O cuidado nessa hora vai evitar esses contratempos.



6 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page